analytics
Nota de 5 euros aproximada

Sabia que pode poupar com a sua conta bancária?

De acordo com o Banco de Portugal, é possível converter a sua conta bancária poupando (muito) em comissões bancárias. 

20 May 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

“Se tem apenas uma conta à ordem, pode, sem qualquer custo, converter” 

Se tem uma conta bancária, saiba que pode poupar em comissões ao convertê-la numa de serviços mínimos bancários

Isto porque o custo anual de serviços mínimos bancários tem o custo limite de 5,09 euros. 

O que significa que, convertendo a sua conta numa “low cost”, vai pagar, no máximo, 5,09 euros de comissões

“Pelos serviços mínimos bancários, as instituições de crédito não podem cobrar, por ano, mais de 1% do indexante dos apoios sociais. Isto significa que, em 2024, o custo anual dos serviços mínimos bancários não pode ser superior a 5,09 euros (correspondente a 1% do IAS)”, explica o Banco de Portugal (BdP) citado pelo Notícias ao Minuto

O BdP clarifica ainda que “se tem apenas uma conta à ordem, pode, sem qualquer custo, converter essa conta numa conta de serviços mínimos bancários”, e “se quiser manter a conta na mesma instituição de crédito, a conversão é direta”. Para tal, deve “formalizar, junto da instituição, o seu pedido”. 

No entanto, “se não quiser manter a conta na mesma instituição de crédito”, também “pode encerrar a sua conta e abrir uma conta de serviços mínimos bancários noutra instituição à sua escolha”. 

“Os serviços mínimos bancários são obrigatoriamente disponibilizados por todos os bancos, caixas económicas, caixa central e caixas de crédito agrícola mútuo que comercializam os serviços neles incluídos”, pode ler-se do supervisor, na notícia. 

Depois de fazer o pedido, o banco tem 10 dias úteis para abrir ou converter a sua conta, bem como para recusar o pedido. Porém, a instituição só pode recusar no caso de já ter uma conta à ordem, ou nas seguintes exceções, descritas na notícia: 

  • “Uma pessoa singular que detenha outras contas de depósito à ordem pode ser contitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% que não tenha outras contas.” 
  • “A pessoa que já seja contitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% pode aceder individualmente a uma conta de serviços mínimos bancários, se não tiver outras contas de depósito à ordem.” 

Poupança com créditos e seguros? É com o Poupança no Minuto! Os nossos agentes intermediários de crédito e mediadores de seguro podem encontrar os produtos com as condições mais adequadas à sua carteira. Já tendo os produtos contratados ou querendo contratar novos! Tudo sem qualquer custo. Contacte-nos já: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.