
Comprar casa para arrendar: vale a pena?
O que significa o conceito de arrendamento? Difere de alugar? E será que compensa comprar uma casa para a colocar a arrendar? Respondemos a todas as questões neste artigo.
Se tem dúvidas sobre o processo de compra de casa para arrendamento, os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem ajudá-lo gratuitamente. O nosso apoio é personalizado, claro e sem custos, e pode fazer toda a diferença na hora de decidir.
O que significa arrendar uma casa?
Arrendar refere-se a uma modalidade de contrato de locação respeitante a uma coisa imóvel, como um apartamento ou uma loja, como se pode ler numa publicação do Notícias ao Minuto.
"Quando o contrato tem por objeto uma coisa imóvel recebe o nome de arrendamento, que é o contrato pelo qual uma das partes (o senhorio) se obriga a proporcionar à outra (inquilino ou arrendatário) o gozo temporário de uma coisa imóvel, mediante prestação pecuniária, normalmente periódica (renda)", explica a plataforma de informação.
Qual a diferença de arrendar para alugar?
Mas muitos confundem o termo arrendar com alugar. Sendo que os dois conceitos não se referem ao mesmo: são ambos jurídicos, mas, ao contrário de arrendar que se destina a bens imóveis, alugar refere-se a artigos móveis.
É possível alugar objetos temporariamente como um automóvel ou equipamentos vários, mas não um imóvel. O Notícias ao Minuto esclarece, alugar “é um contrato pelo qual uma das partes se obriga a proporcionar à outra o gozo temporário de uma coisa móvel, mediante uma retribuição”.
Quanto rende comprar casa para arrendar?
Arrendar uma casa tem como finalidade, por norma, a habitação. Mas também pode ser um negócio a investir, como muitos visualizam. Será que comprar uma casa e colocá-la a arrendar compensa face aos custos da aquisição e impostos?
Os números não mentem e demonstram que sim: De acordo com publicação do Notícias ao Minuto, “comprar casa e colocá-la a arrendar rendeu 7,5% no terceiro trimestre, sendo que a rentabilidade subiu no último ano”.
De acordo com comunicado a que o Notícias ao Minuto acedeu, em Portugal, a rentabilidade bruta da compra de uma casa “para colocá-la no mercado de arrendamento foi de 7,4% no terceiro trimestre de 2023, uns 1,4 pontos percentuais (p.p.) superior à calculada para o mesmo período de 2022 (5,9%)”.
O que significa que a rentabilidade na habitação se verificou superior em 1,6 p.p. face ao segundo trimestre de 2021, equivalente a 5,7%.
Rentabilidade do arrendamento por zonas
E em que zona do país mais rende comprar uma casa para investir no arrendamento? Os dados indicam Santarém.
“Analisando por capitais de distrito, é em Santarém onde é mais rentável a compra de uma casa para investimento, sendo o seu retorno na ordem dos 7,9%”. Em seguida, e ainda segundo dados indicados pelo Notícias ao Minuto, está a cidade de Évora com 7,5%, Leiria com 7%, Coimbra com 6,5%, Braga com 6,3%, Aveiro com 6,2%, Setúbal com 5,8% e Porto com 5,8%.
Onde não se observa tanta rentabilidade: em Lisboa com 4,7%, Faro com 5%, Viana do Castelo com 5,1%, Funchal com 5,5% e Viseu com 5,5%.
Comprar casa para arrendar? Peça ajuda a um intermediário de crédito
Está a ponderar avançar com um destes trunfos e investir no mercado imobiliário? De acordo com os dados, pode ser uma boa altura para este investimento. E pode fazê-lo, mesmo comprando imóvel para arrendar através de crédito habitação.
Consulte um intermediário de crédito para esclarecer todas as suas possíveis dúvidas, e tenha acesso a um acompanhamento gratuito e personalizado ao longo de todo o processo de compra de casa com financiamento.
Os agentes intermediários do Poupança no Minuto estão disponíveis para o ajudar em todas as fases: Contacte-nos e vamos avançar com a rentabilidade das suas finanças!