analytics
Cascata com água a cair em ravina simbolizando taxa de juro que cai

Taxa de juro do crédito habitação cai para 3,570% em maio

Taxa de juro e prestação média do crédito habitação desceram em maio. 

27 Jun 20251 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Taxa de juro desce de 3,060% para 3,057% no mês de maio 

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito habitação voltou a diminuir, agora para 3,570%, no mês de maio. 

Isto equivale assim a uma descida de 9,3 pontos base (p.b.) comparando com o mês de abril (3,663%), segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados pelo Notícias ao Minuto

Esta descida é referente aos contratos celebrados nos últimos três meses

Além disso, a prestação média fixou-se em 395 euros, o que representa também uma descida, desta vez de 1 euro face ao mês anterior, mas de 9 euros comparando com maio de 2024. 

De notar ainda que, no mês de maio, a parcela relativa a juros representou 53% da prestação média; e nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação subiu 20 euros – para 641 euros, uma subida de 6,3% em termos homólogos. 

Por fim, o capital médio em dívida para a totalidade dos créditos habitação aumentou 629 euros, chegando aos 71.042 euros. 

Conheça mais informações relativamente à atualidade financeira, com o Poupança no Minuto:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.