analytics
Crédito habitação: Qual o mês de referência para revisão da prestação?

Crédito habitação: Qual o mês de referência para revisão da prestação?

Perceba como funciona a regra. 

08 May 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Se tem um crédito habitação, saiba qual o mês de referência no momento de revisão da sua prestação 

Como explica a DECO PROteste, no crédito habitação, a média da Euribor considerada para efeitos de revisão do contrato de crédito associado a taxa variável (3, 6 ou 12 meses), é a do mês anterior ao da assinatura do contrato de crédito. 

“Ou seja, se assinou o contrato com o banco em outubro, a média considerada será a de setembro. Embora, normalmente, o mês da celebração do contrato com o banco coincida com a assinatura da escritura, a primeira pode ocorrer até 30 dias antes da segunda”, esclarece a organização de defesa do consumidor.  

Ou seja, “num caso em que a escritura tenha ocorrido em outubro, mas o contrato com o banco tenha sido finalizado em setembro, a média da Euribor usada como referência será a de agosto”. 

“Resumindo: a data a considerar é sempre a da assinatura do contrato com o banco. Essa informação pode ser consultada na Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) que acompanha o contrato de financiamento”, pode ler-se a conclusão da organização.  

Mas relembremos, o que é a Euribor? 

Mas vamos então relembrar: a Euribor “é um indicador variável que traduz a taxa de juro a que os bancos se emprestam dinheiro entre si na zona euro”. 

“Obtida através da média das taxas de juro anunciadas por 52 grandes instituições ao nível europeu, este indexante é definido diariamente pela Federação Europeia de Bancos. A Euribor influencia diretamente o valor da prestação mensal do crédito habitação. Quando a Euribor sobe, a prestação aumenta; quando desce, a prestação diminui”, lê-se ainda no site da organização. 

Leia também: Que impacto têm tido as descidas da Euribor nas prestações da casa?

Tem um crédito habitação e quer ver a sua prestação mensal mais baixa, mesmo depois da revisão? Os intermediários de c rédito do Poupança no Minuto podem ajudá-lo a renegociar as condições atuais do seu financiamento, ou a transferi-lo para uma nova entidade com condições mais vantajosas! Sem qualquer custo, os agentes tratam de toda a burocracia, para que pague menos pelo seu crédito da casa. Simule já e saiba a poupança que pode alcançar:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.